O tetracampeão Antônio Tenório foi homenageado com troféu
Um fim de semana de gala para o judô de Parauapebas, a 2ª Copa Parauapebas de Judô foi destaque no fim de semana esportivo pelo município. A realização do segundo ano do evento aconteceu com muito sucesso, começando na sexta-feira (2), na sala de cinema do Unique Shopping com a exibição do filme B1, que conta a trajetória do judoca Antônio Tenório da Silva, rumo às olimpíadas de Pequim. Após a película aconteceu uma palestra em ritmo de bate-papo, o campeão respondeu várias perguntas feitas na maioria por professores de educação física que estavam presentes.
O evento contou também com a presença além de Antônio Tenório, do presidente da Federação Paraense de Judô, Eduardo Pinho do vice Fernando Pereira, do professor Antônio Sérgio mentor e organizador do evento e do secretário municipal de esporte Anderson Moratorio. A Secretaria de Esporte e Lazer parceira da competição foi presença marcante no evento com todos os seus professores e funcionários.
No sábado (3), na quadra do colégio Chico Mendes aconteceu os combates entres as associações, VELEIRO DE JUDÔ, SEJEL RANCHO, CLIFISIO, ASFAM, AMAN, CONDE KOMA, GIRÃO DE ARTES MARCIAIS, BAETA JUDÔ, ESMAC, DOM QUIXOTE, CAMPOS JUDÔ, IFPA, AUGUSTINHO MACIEL, PARAGOMINAS E ESCOLA MASCOTE. Foram quase sete horas de combates com cerca de 100 atletas que brigaram por medalhas no tatame.
A 2ª Copa Parauapebas de Judô foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Associação Girão de Artes Marciais, Projeto Judô Solidário e Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas, com o apoio da Federação Paraense de Judô.
Antônio Tenório da Silva
Tetracampeão Paraolímpico no judô para deficientes visuais, desde Atlanta (EUA), em 1996, Tenório ganha ouro nas edições dos jogos Paraolímpicos. Com a vitória em Pequim, sagrou-se o único atleta a obter quatro medalhas de ouro consecutivas no judô paraolímpico. Também e campeão título conquistado em 2006 e acumula sucessivas conquistas em campeonatos brasileiros. Foi ouro no Para Pan, no Rio de Janeiro em 2007 e em 2008, campeão Paulista Máster meio pesado no judô regular.
A deficiência visual veio na sua vida aos 13 anos quando em brincadeira levou uma estilingada de semente de mamona no olho esquerdo perdendo a visão do mesmo. Seis anos depois uma infecção tirou a visão do outro olho deixando-o completamente sego.
O tetracampeão Antônio Tenório foi homenageado com um troféu da 2ª Copa Parauapebas de Judô pelo professor Antônio Sérgio, pelo secretário de esporte do município Anderson Moratorio e pelo presidente da Federação Paraense de Judô Eduardo Pinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário