sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Real e Barça largam no Espanhol por números superlativos



Messi ou Cristiano, quem será o maior protagonista da temporada?
Pelo menos nas prévias do Espanhol, que começa no próximo dia 18, Real Madrid e Barcelona podem dormir tranquilos. As maiores ameaças no torneio continuam centralizadas entre os dois rivais, que dividem a supremacia nacional desde a temporada 2003/2004, quando o Valencia quebrou a monotonia e foi campeão.
Na última edição do Espanhol, o Real Madrid levantou a taça com 100 pontos e 121 gols anotados, cifras jamais alcançadas na história do torneio. Vice-campeão, o Barça somou 91, número também inédito. Na tábua de artilheiros, Messi levou a melhor com 50 gols, um a mais que Cristiano Ronaldo. A diferença do vice-líder para o terceiro colocado, o Valencia, foi de 30 pontos, algo que La Liga ainda não havia presenciado. Não será surpresa se a dupla repetir ou até transcender os recordes estabelecidos.
Para esta temporada, Barça e Real Madrid sequer precisaram encorpar os seus já portentosos elencos. Numa comparação entre os dois times, talvez o Barça tenha tido a baixa mais significativa, com a saída de Guardiola do comando técnico. Em compensação, seu antigo auxiliar, Tito Viloanova, assumiu prometendo dar continuidade ao trabalho. No mais, o clube azul e grená tenta a contratação de Alex Song, do Arsenal. O time de Messi estreia contra a Real Sociedad, no domingo, no Camp Nou.
Pelo lado madrileno, nenhuma novidade bombástica. Ricardo Carvalho e Kaká seguem, assim como na última temporada, em xeque. Ou seja, podem ser negociados já na próxima janela de transferências. O atual campeão espanhol ainda insiste na contratação do croata Luka Modric, do Tottenham. A estreia do Real acontece no domingo, ante o Valencia, no Santiago Bernabéu.
Consolidada terceira força do futebol espanhol, o Valencia disputará o seu campeonato à parte com um pelotão formado por Atlético de Madrid, Málaga e Athletic Bilbao. A temporada 2012/2013 do Espanhol contará também com dois retornos triunfais: os tradicionais Celta de Vigo e Deportivo La Coruña voltaram à elite.
Dos brasileiros com grandes chances de fazer sucesso neste Espanhol, enquadram-se Kaká, apesar da indefinição sobre sua presença no Real, Marcelo e Dani Alves. O Atlético de Madrid terá a consistência de Miranda e Filipe Luís. Já no Valencia, a aposta de gols recai sobre Jonas, figurinha presente na lista de convocados de Mano Menezes.
Formado por 20 equipes, o Campeonato Espanhol arranca no sábado com três partidas: Celta de Vigo x Málaga; Sevilla x Getafe e Mallorca x Espanyol. (Revista Placar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário