terça-feira, 30 de abril de 2013

Juvenis do Vasco são chamados de macaco em torneio na Itália




O time sub-16 do Vasco está na Itália para a disputa do Torneio Internacional Cidade de São Bonifácio. No sábado (27), os cruz-maltinos venceram a Juventus, da Itália, por 1 x 0, mas o jogo acabou ficando em segundo plano.

Durante a partida, os atletas vascaínos foram chamados de macaco pelos jogadores adversários. René Simões, diretor-executivo do clube, lamentou a atitude.

"Eu acho preocupante jogadores desta idade terem este tipo de comportamento. Eles precisam de orientação e um corretivo pedagógico. Não adianta tirar estes jogadores de três jogos, suspender por um mês, isso pode fazer que eles tenham mais raiva do que aconteceu. O que eles precisam é aprender a cultura do povo africano, aprender a respeitar as diferenças sociais e culturais para que isso nunca mais ocorra", afirmou René.

O diretor ainda lembrou que o Vasco foi um dos primeiros clubes do Brasil a lutar contra o preconceito. "Isso é ainda mais triste de acontecer com o Vasco, que foi o primeiro clube a integrar negros em sua equipe".
O clube ainda divulgou uma nota de repúdio em seu site oficial, assinada pelo presidente Roberto Dinamite.

O site NetVasco fez uma pesquisa para saber dos torcedores se o clube deveria ou não abandonar o torneio por conta do preconceito. 66% dos torcedores foram contra essa atitude. 

O time permaneceu no torneio e, no domingo (28), venceu o A.C. Sambonifacese (ITA) por 4 x 1. Nas quartas de final do torneio, disputado segunda-feira, o Vasco venceu o Hellas Verona (ITA), nas quartas de final, por 3 x 0. Na semifinal, o cruz-maltino enfrenta a Internazionale.

Confira, na íntegra, a nota de repúdio de Roberto Dinamite

O Club de Regatas Vasco da Gama vem, por meio desta, demonstrar todo o seu repúdio pelo constrangimento sofrido por sua equipe sub-16, em partida disputada contra a Juventus (ITA), neste sábado (27/4), pelo Torneio Internacional Cittá di San Bonifacio. O Vasco venceu por 1x0.

Durante a partida, nossos atletas sofreram discriminação racial ao serem chamados de macacos pelos jogadores adversários.

Não bastasse a campanha maciça que a FIFA, UEFA e todos os seguimentos esportivos vêm desenvolvendo contra o racismo, vale ressaltar que nosso clube foi o primeiro no Brasil a ter jogadores negros em defesa de nossas tradições e glórias.

Nosso chefe de delegação, Dr. Rômulo Campelo, entregou logo após a partida, ofício ao Comitê organizador do torneio expressando nossa insatisfação e exigindo punição severa aos transgressores, que por serem menores, necessitam de orientação psicológica e corretivos pedagógicos à altura de suas transgressões.
Por um mundo mais igual e por um esporte mais saudável, justo e sem preconceitos.

Dinamite
Presidente
(Lancenet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário