quarta-feira, 1 de maio de 2013

Os judocas, Rayfran Mesquita e Thiego Marques se destacam no Grand Prix em São Paulo

O professor Antônio Sérgio reconhecido pelo seu trabalho no judô
Os atletas de Parauapebas em destaque no pódio 
O atleta Rayfran Mesquita em ação

Aconteceu no período de 26 a 28 abril na cidade de São Paulo o Grand Prix Infraero internacional de Judô Paralímpico, com a participação de Brasil, EUA, Suécia, Argentina e Rússia. O Pará mais uma vez esteve bem representado, desta vez com atletas de Belém e de Parauapebas, em especial do Projeto Judô Solidário, coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), em parceria com a Associação Esportiva e Paradesportivo do Sudeste do Pará (AEPPA) e do Instituto Samurai-Zen.

Participaram desta 1ª etapa representado o Pará, quatro atletas e dois técnicos, o reforço ilustre ficou por conta do judoca Rayfran Mesquita Pontes (Parauapebas), que foi eleito como o melhor atleta da competição, Rayfran, venceu todas as suas lutas. Apesar de está lesionado do joelho Rayfran Mesquita foi o destaque do evento, venceu o americano por estrangulamento, na luta seguinte derrotou o paulista, Kenedy, também por estrangulamento. Na semifinal, Rayfran venceu o carioca Roberto Paixão considerado um dos bichos papão na categoria, e um grande adversário do judoca paraense Rayfran Mesquita. Rayfran mostrou uma técnica bastante apurada e não deu chances ao seu oponente, jogando-o ao solo em 2 minutos, com um lindo Ippon de Sumy-Gaeshi, sendo aplaudido de pé por todo o ginásio do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, passando assim para a semifinal contra outro atleta paulista. Quase sem poder andar venceu seu adversário aos 30 segundos de luta também por Ippon.

Além de Rayfran tivemos o estreante Ezequiel Lisboa que derrubou todos em sua categoria por Ippon, ficando assim com a medalha de ouro. Outro atleta parauapebense que se destacou foi Thiego Marques, que não tomou conhecimento de seus adversários e colocou todos no tatame, também com lindos golpes, Thiego, recebeu elogios do coordenador nacional da modalidade Professor Jaime Bragança. “É um atleta de muito futuro e potencial e já um dos favoritos ao título no Mundial de Jovens da IBSA” comentou Jaime Braga. A competição acontecerá em Julho na Cidade de colorado Springs nos Estados Unidos. O judoca Rayfran Mesquita, também irá disputar o Para Pan de Judô e o US OPEN, duas competições fortíssimas do calendário internacional da IBSA.

Mais uma vez o Judô Paralímpico, teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e (SEMEL), com a logística de toda equipe. Desta forma entende-se Parauapebas, vive um grande momento no esporte e, em especial no Judô e porque se trata de um esporte olímpico. Segundo informações da coordenação da modalidade, prefeito anseia para ter um atleta de parauapebense nas Olimpíadas do Rio 2016. “Estamos trabalhando com esse objetivo de poder colocar um atleta nosso nas Olimpíadas. O apoio do nosso governo é incondicional para conquistarmos uma vaga”, ressaltou o professor Antônio Sérgio. Segundo o professor Sérgio, está perto esse sonho, com Rayfran Mesquita e Thiego Marques que começa a traçar o mesmo caminho.

A seleção principal que contará com 15 atletas brasileiros e mais as equipes dos EUA, Suécia, Argentina e Rússia, começam os treinos para os desafios, a preparação acontecerão a tarde e a noite no centro de treinamento na Moca e todos os atletas serão avaliados pela comissão técnica da qual, eu Antônio Sergio, faço parte.

Componentes:

Atletas

Rayfran Mesquita Pontes
Daniel Lira Silva
Fabio Alencar da Silva
Thiego Marques da Silva
Ezequiel da Silva Lisboa

Comissão Técnica

Antônio Sergio - Técnico
Fabio Quaresma - Preparador físico


Nenhum comentário:

Postar um comentário