quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Copa do Brasil: Paysandu e Águia de Marabá farão suas estreias na 23ª edição

O futebol paraense, representado pelos times do Paysandu e Águia de Marabá, fará sua estréia nesta quarta-feira (23) na 23ª edição da Copa do Brasil. A esperança de dias melhores para um futebol que já disputou Série A, Série B, Copa dos Campeões e Libertadores da América, se renova a partir de hoje. Em Itacoatiara-AM, o Paysandu fará sua estréia diante do Penarol às 17h. Já o Águia estreará em Marabá diante do Brasiliense-DF a partir das 21h.

Durante seus 23 anos de disputa, a Copa do Brasil já registrou boas campanhas de times paraenses:

O primeiro time paraense a disputar a competição foi o Paysandu em 1989. A equipe alviceleste terminou sua participação na 30ª colocação. No ano seguinte, em 1990, o Clube do Remo representou o Pará e registrou uma de suas melhores participações que foi o sétimo lugar.

Mas a melhor campanha de um clube paraense na competição foi no ano de 1991.Quem não lembra do Remo então treinado por Paulinho de Almeida, que levou os azulinos à semifinal da competição? Na ocasião, o Clube de Periçá foi eliminado pelo Criciúma-SC,que foi o campeão daquele ano. O time era treinado pelo então anônimo Luis Felipe Scolari (Felipão),que mais tarde, seria consagrado como uns dos melhores treinadores do mundo.

Ranking de participação dos clubes paraenses na Copa do Brasil (1989 a 2011):

1º Clube do Remo – 20 (participações)
2º Paysandu – 14
3º Tuna Luso – 4
4º Águia de Marabá – 2
5º Ananindeua , São Raimundo e Castanhal – 1 participação

(Rádio Clube do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário