segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segundinha 2012: Gavião Kyikatejê esquece os índios

O Gavião Kyikatejê se prepara a para a estreia na segunda divisão do Campeonato Paraense 2012, confirmada para o dia 19 de setembro, contra o Izabelense. Esta será a terceira vez que os indígenas tentam uma vaga na primeira divisão do estadual e, como eles fracassaram nas outras oportunidades, agora apostam no diferencial: a maioria dos jogadores da equipe não pertence à aldeia.
O Gavião iniciou a pré-temporada há mais de duas semanas, com os treinos sendo realizados no próprio campo da aldeia, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins. Na última quinta-feira, Zeca Gavião comandou um amistoso contra a Seleção de Marabá, no Zinho Oliveira, quando empatou em 1 a 1. Moisés marcou para os indígenas e Jotinha descontou para o time local.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio. Apesar de ser um time amador, a seleção marabaense contava com vários jogadores que foram profissionais, como é o caso de Jotinha, Jackson, Gil Pica-pau e Ermano, que já vestiram a camisa do Águia.
O técnico do Gavião gostou da movimentação da equipe, porém ressaltou que ainda precisa contratar um atacante artilheiro. A equipe está em negociação com o Rodrigão (ex- São Francisco) e Sató (ex-Águia).
Enquanto o Gavião se prepara para a Segundinha, o selecionado visa a Copa Sul do Pará, que deve ter início para os marabaenses no dia 11 de agosto, com a partida contra Itupiranga. A competição também é realizada pela Federação Paraense de Futebol (FPF).
Após ter outras três oportunidades de conquistar o acesso à primeira fase do Parazão, que é a ultima etapa antes de entrar para o grupo de elite, os kyikatejês resolveram mudar a estratégia. Desta vez, como a maioria dos jogadores não pertencem à aldeia indígena, foi preciso buscar reforços. Tratam-se de jogadores com experiência em outros clubes do futebol paraense, como é o caso do goleiro Evandro e do zagueiro João Gomes, ex-Tuna
Por sua vez, o Gavião mantém no elenco uma das principais figuras da equipe, que é o atacante Aru, indígena que já atuou no Ananindeua e no São Raimundo. Apenas outros dois indígenas foram escalados para o amistoso. Outro que permanece no clube desde a sua fundação é o técnico Zeca Gavião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário